Uma nova variante do vírus da Covid foi detectada no Rio de Janeiro.
A XEC, como foi batizada, é uma derivação da Ômicron e vinha se espalhando em outros países.
Aqui no Brasil, os primeiros casos foram identificados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras referentes a 2 pessoas que residem na capital fluminense e não viajaram para o exterior recentemente.
Um paciente é um homem de 45 anos de idade, que começou a apresentar sintomas em 9 de setembro. Outra é uma mulher de 61 anos que teve os primeiros sinais em 11 de setembro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ambos se curaram depois de sintomas leves, parecidos com o de um resfriado.
Dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Infogripe, da Fiocruz, não indicam alta nos casos de Covid na cidade. A recomendação é apenas reforçar os cuidados higiênicos e, em casos de sintomas gripais, procurar uma unidade de atenção primária à saúde (clínicas da família ou centros municipais da saúde) para testagem.
O achado foi informado ao Ministério da Saúde. Depois de ser detectada no Rio, amostras coletadas em Santa Catarina e em São Paulo também positivaram para a XEC.
Deixe um comentário