Estão planejadas atividades de fomento e valorização da leitura no município.
A cidade do Rio de Janeiro vai se tornar a Capital Mundial do Livro 2025 na manhã desta quarta-feira, no Teatro Carlos Gomes, no Centro. O prefeito Eduardo Paes receberá o título das mãos da prefeita de Estrasburgo, na França, Jeanne Barseghian, e dará início ao calendário de eventos. Uma apresentação musical vai homenagear grandes nomes da literatura brasileira.
Também nesta quarta-feira será aberta a Caixa Literária da Língua Portuguesa, com livros de escritores de língua portuguesa de todo mundo. A ideia é que ela percorra vários pontos da cidade durante o ano, sendo aberta e discutida em escolas e bibliotecas, por exemplo.

A caixa foi trazida de Lisboa onde, no dia 8 de abril, no evento “Rios da palavra”, realizado na Academia das Ciências, recebeu simbolicamente um acervo composto por obras clássicas e contemporâneas da literatura lusófona produzida em países como Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste.
A ideia é que, ao fim do período do Rio como Capital Mundial do Livro, outra caixa como essa seja enviada a Rabat com livros brasileiros. A capital marroquina assumirá o posto em 2026.
Pela primeira vez, uma cidade de língua portuguesa
O título foi concedido pela Unesco à cidade em reconhecimento à excelência dos programas de promoção da leitura do município e anunciado por Paes ano passado. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe essa honra. Em razão da conquista, haverá uma ampla agenda de eventos e iniciativas voltadas à formulação de novas políticas públicas para o livro e a leitura, com o apoio das principais entidades do mercado editorial brasileiro.
Durante os próximos 12 meses, uma extensa programação focada em livros e literatura vai tomar conta de ambientes óbvios para a ocasião como escolas, bibliotecas, livrarias, museus e centros culturais, mas que promete se espalhar também por locais públicos de grande circulação como terminais de ônibus e estações de trem e de metrô.
- A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio
A programação será ancorada por cinco grandes ações: Bienal do Livro, Noite com Livros, Book Parade Rio 2025, Rio de Livros e Academia Editorial Jr. Além disso, haverá uma inédita edição carioca do Prêmio Jabuti. A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e outras festas e feiras, como as de Santa Teresa e Santa Cruz, também entraram na programação. Veja:
- Bienal: A feira, em junho, vem repaginada este ano. Atrações como uma roda-gigante literária e um labirinto de histórias aguardam o leitor. Além de muitos livros, claro.
- Noite com Livros: A atividade vai promover rodas de leitura noite a dentro este mês, em setembro e novembro.
- Book Parade Rio 2025: Exposição ao ar livre concebida nos mesmos moldes da Cow Parade.
- Rio de Livros: Balcões para troca de livros em locais como estações de trem e metrô, além do Terminal Gentileza.
- Academia Editorial Jr.: Curso com foco na especialização de jovens para o mercado editorial, em junho.
Chancela inédita
No dia 11 deste mês, foi apresentada a marca que será usada durante todo esse ano. Ela foi revelada em cerimônia realizada no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, em cerimônia que contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; de Paes; e do presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira.
A marca estará nas ruas a partir deste mês e estará bastante presente no dia a dia da cidade até abril de 2026. Ela foi escolhida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a partir de 21 propostas apresentadas por designers cariocas. O slogan que acompanhará a campanha também foi gestado na entidade: “O Rio de Janeiro continua lendo” faz referência ao clássico “Aquele Abraço”, do imortal Gilberto Gil.
Além dos eventos listados acima, há ainda ações voltadas para o desenvolvimento do setor, com R$ 5,1 milhões em editais disponibilizados desde agosto do ano passado pela prefeitura.
Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/04/23/rio-de-janeiro-se-torna-a-capital-mundial-do-livro-2025-nesta-quarta-feira.ghtml